top of page

// APRESENTAÇÃO

Memórias de Aníbal Alencastro e das antigas salas de cinema de rua de Mato Grosso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto transmídia “Memórias de Aníbal Alencastro e das antigas salas de cinema de rua de Mato Grosso” se concentra na trajetória profissional de Aníbal Alencastro, com ênfase nas memórias relacionadas à época em que Aníbal trabalhou como projecionista em diferentes salas de cinema de rua de Cuiabá e de outras cidades do Estado. Além de destacar o legado de histórias e materiais sob guarda de Aníbal Alencastro, o projeto mobiliza pessoas de diferentes gerações a compartilhar relatos (textuais, sonoros, imagéticos, audiovisuais) sobre vivências associadas às salas de cinema de rua de Mato Grosso.

 

O projeto inclui a realização de um curta documentário, uma série de episódios de podcast e este site que reune materiais heterogêneos associados à trajetória e atuação de Aníbal Alencastro no campo cultural, em interface com informações relacionadas à presença e memória do cinema em Mato Grosso.

trio insta b.jpg

// CAMPANHA

Memórias & Histórias

Confira abaixo alguns relatos da Campanha "Memórias e Histórias"

Confira abaixo o chamamento e participe você também!

Arte de Maurício Mota a partir de imagem de Foto Arturo (Acervo NDIHR/UFMT)

Essa ação, integrada ao projeto “Memórias de Aníbal Alencastro e das antigas salas de cinema de rua de Mato Grosso”, vem mobilizando pessoas que freqüentaram as antigas salas de cinema de rua de Mato Grosso a compartilhar imagens ou relatos sobre essas vivências. Integrados ao site, esses relatosEsses relatos entrelaçam-se às memórias de Aníbal Alencastro sobre as salaa de cinema de rua, espaços tão importantes para a vida social e cultural de Mato  Grosso. Faça parte da construção dessa memória coletiva!
 

Clique no link abaixo e partilhe imagens e relatos (textuais, sonoros, audiovisuais) sobre as antigas salas de cinema de rua que você conheceu ou freqüentou em diferentes cidades do Estado.

camp2
apr2
fotoquemeanibal-27.jpg

// MINIBIO

Quem é Aníbal Alencastro?

Nascido em 1º de novembro de 1943, no distrito de Nossa Senhora da Guia (Cuiabá-MT), Aníbal Alencastro é um entusiasta pela pesquisa da história de Mato Grosso, com destaque para aspectos da vida cultural e para a memória das salas de cinema do Estado. Através de sua trajetória e atuação profissional, participou ativamente das últimas sete décadas da vida cultural de Mato Grosso, em muitas ocasiões envolvido com questões relacionadas ao cinema. Aníbal possui rica coleção/acervo de fotografias e objetos ligados ao cinema e às telecomunicações, incluindo projetores de diferentes bitolas, dispositivos que as gerações atuais só conhecem através de imagens ou visitas a museus [...]

// LEI ALDIR BLANC

Conheça outros
Mestres da Cultura

Conheça aqui alguns dos Mestres da Cultura de Mato Grosso homenageados através de projetos contemplados no Edital Conexão Mestres da Cultura Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), viabilizado com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc (Governo Federal).

 

SAIBA MAIS

Instagram

Confira as últimas publicações realizadas em nossa rede social.

// GALERIA

Dos bastidores ao Acervo de Aníbal

Navegue entre as opções abaixo e confira as imagens

// ANCHOR / SPOTFY

Trilhas 

Clique no banner abaixo e acesse nosso conteúdo sonoro

// VÍDEOS

Aníbal na Mídia

Confira a playlist de vídeos de Aníbal Alencastro no YouTube

A Cidade em Destaque Historiador Anibal História dos Cinemas de Cuiabá

História Política de Mato Grosso - O Marco do Centro Geodésico da América do Sul

Anibal Alencastro e a Lâmpada Magica

Anibal Alencastro fala sobre os Bandeirantes

// MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO

Cartaz Homenagem "Paradiso de Aníbal"

Arte criada a partir do diálogo entre Diego Baraldi e Maurício Mota em torno das histórias, memórias e vivências de Aníbal Alencastro, em cotejo com elementos da iconografia do cinema.
Design: Maurício Mota.

Convite virtual

Flyers de divulgação

Fale Conosco

quem2
gale2
fale2

Design e Desenvolvimento do site: Maurício Mota

bottom of page